A história do avião de papel: (fonte bibliográfica: https://en.wikipedia.org/wiki/Paper_plane)
A origem de planadores de papel dobrado é geralmente considerada como da China antiga, embora não haja igual prova que o requinte e o desenvolvimento de dobrados planadores teve lugar em igual medida no Japão. Certamente, fabricação de papel em escala generalizada ocorreu em China 500 A.C. e origami e dobradura de papel tornou-se popular dentro de um século deste período, cerca de 460-390 A.C.. É impossível determinar onde e de que forma o primeiro papel de aeronaves foram construídas ou até mesmo a primeira forma de aviões papel.
Há mais de mil anos depois disso, aviões de papel eram o ofício servira pelo homem dominante, cujos princípios poderiam ser facilmente apreciados, embora graças a seus coeficientes de arrasto elevado, não de um desempenho excepcional que deslizando em longas distâncias. Pioneiros do vôo tem todas as aeronaves de modelo de papel estudado para projetar máquinas maiores. Da Vinci escreveu sobre a construção de um avião de modelo fora do pergaminho, e de testar alguns dos seu primeiros Ornitóptero, uma aeronave que voa batendo as asas e projetos utilizando modelos de papel de pára-quedas. Depois disso, Sir George Cayley explorou o desempenho de planadores de papel no final do século XIX. Outros pioneiros, como Clément Ader, Prof. Charles Langley e Alberto Santos-Dumont idéias, muitas vezes testadas com papel bem como modelos de balsa para confirmar (em escala) suas teorias antes de colocá-los em prática.
O uso mais significativo de modelos de papel em projetos de aeronaves foram pela aposta de irmãos Wright.
O recorde de avião de papel de distância foi este: (fonte bibliográfica: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/02/americano-bate-recorde-mundial-de-lancamento-de-aviaozinho-de-papel.html)
Ele era feito de papel e uma quantidade muito pequena de fita. Porém, quem lançou ele foi Joe Ayoob.
O recorde de avião de papel de tempo foi este:
(fonte bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Mundial_de_Avi%C3%B5es_de_Papel)
O Campeonato Mundial de Aviões de Papel (nome original: Red Bull Paper Wings) é o maior torneio de aviões de papel do mundo. O torneio tem a chancela da Paper Aircraft Association (PAA), e é patrocínado pela Red Bull. O torneio é disputado na arena conhecida por Hangar-7, na cidade de Salzburg. A primeira edição do torneio foi realizada no ano de 2006, a segunda em 2009, e a terceira em 2012, ou seja, à cada 3 anos é realizado um campeonato mundial de aviões de papel.
A história do avião: (fonte bibliográfica: http://www.escribacafe.com/quem-inventou-o-aviao-dumont-ou-os-wright/)
Em 1906, Alberto Santos Dumont decola com seu 14-Bis em Paris, voando aproximadamente 220 metros. Foi a primeira exibição pública de uma aeronave voando a essa distância de forma autônoma e, logo, Santos Dumont passou a ser conhecido na Europa como o inventor do avião.
Contudo, algum tempo depois, os americanos Orville e Wilbur Wright provaram que tinham feito o primeiro vôo três anos antes de Dumont. Até aí tudo bem. Todos os especialistas no assunto, até mesmo os que defendem Dumont, concordam que os irmão Wright voaram primeiro, no entanto, o que os defensores de Dumont pregam, é que a aeronave dos irmãos Wright não foi capaz de levantar vôo sozinha nem de se manter no ar por conta própria, sendo auxiliada pelos fortes ventos que sopravam na região. É aí que começa a briga. Os defensores dos Wright afirmam que esses argumentos dos brasileiros são um absurdo e que, antes de Dumont, os Wright já haviam executado vários vôos com sucesso.
Os brasileiros usam até filosofia: “Se uma árvore cai na floresta e não tem ninguém para observar ou ouvir, essa árvore realmente caiu?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário